Aderi a um consórcio: quais são os próximos passos?

Você deve conhecer pessoas que só adquirem bens móveis e imóveis por meio de consórcio. Sabe por quê? Porque além de ser um método seguro e planejado de aquisição de bens e serviços, trata-se de um sistema muito interessante, uma vez que mensalmente há a possibilidade de acessar o crédito desejado por lance ou por sorteio.

Antes de mais nada, vamos entender como se adere a um consórcio:

Inicialmente, você deve procurar uma empresa que faz a gestão do consórcio pelo qual você tem interesse – automóveis, motos, imóveis, serviços, etc.

Essa empresa oferece diversas possibilidades de valores e prazos para um determinado bem ou serviço que você deseja adquirir. Ao receber as diferentes possibilidades de prazos e parcelas, você deve verificar se as condições se adequam a sua vida financeira.

Alguns pontos merecem sua atenção:

  • As parcelas do consórcio são cobradas mensalmente;
  • Para manter o poder de compra do consorciado, o valor do crédito e as parcelas são reajustadas anualmente;
  • O crédito desejado pode ser acessado mensalmente, por lance ou sorteio;
  • Após ser contemplado, a administradora pode exigir garantias para liberação do crédito;

Chegou a hora

Ao aderir um consórcio, a primeira informação que você receberá é o seu número de cota. Todos os meses, a administradora organiza assembleias na qual é realizado um sorteio, para saber quem leva a carta de crédito naquele determinado mês.
Nas assembleias, existe a possibilidade de oferecer um lance para tentar antecipar o recebimento do crédito. Trata-se de um leilão, quem oferecer o maior valor é o vencedor e leva a carta de crédito sem a necessidade de ser sorteado.
Independentemente da forma de contemplação, com a carta de crédito em mãos, você já pode adquirir o bem ou serviço desejado.

Mantenha-se em dia!

Ao ser contemplado, não é necessário fazer a aquisição do bem ou serviço desejado. É possível deixar o valor aplicado na administradora e também reaver tudo em dinheiro, contanto que todas as parcelas tenham sido pagas em dia.
As parcelas vencem em datas pré-determinadas, normalmente alguns dias antes da realização da assembleia. É necessário estar adimplente com os compromissos, para não perder o direito de participar do sorteio ou para dar lance.

Vínculos no consórcio

É sempre bom lembrar que um consórcio é um autofinanciamento feito por pessoas físicas e/ou jurídicas que se unem para adquirir um bem. Por essa e outras razões, é necessário que seu consórcio seja administrado por uma empresa séria e comprometida com o cumprimento de todas as regras definidas pelo Banco Central.

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: