O que é bem de referência no consórcio?

Quando você chegar à conclusão de que o consórcio é uma das mais seguras formas de ampliar o seu patrimônio, logo entrará em contato com uma série de termos que talvez ainda não faça parte do seu vocabulário. É o caso do bem de referência, sobre o qual falaremos nesta matéria.

O que é bem de referência?

O bem de referência é uma forma que a administradora do seu consórcio encontra para nortear o valor dos bens móveis e imóveis que são objeto do contrato. No caso dos bens móveis, estamos falando de motos, veículos leves, caminhões, ou outros produtos e serviços que se enquadram nesta categoria.

Ocorre que o contrato do consórcio precisa ter uma referência de valor, para que os consorciados não fiquem perdidos a respeito de quanto valerá sua carta de crédito quando forem contemplados. E é essa a utilidade do bem de referência.

Vamos simular?

Nesta lógica, suponha que você tenha aderido a um consórcio de um automóvel zero quilômetro. Em vez de estipular genericamente que sua carta de crédito valerá R$ 50 mil, a administradora entregará uma proposta com modelo de veículo que tenha este valor. Obviamente, como já vimos aqui, você não precisará comprar exatamente este carro. 

A referência serve apenas para que o grupo consiga materializar o bem que está consorciado, para ter uma base de como reajustar o valor das mensalidades. Nós já vimos por aqui também que uma das grandes vantagens do consórcio é que nesta modalidade não há cobrança de juros – e sim apenas a cobrança de uma taxa de administração e reajustes sofridos pelo valor do produto. Este último é baseado pelo tal bem de referência, que estará indicado lá na proposta de adesão. 

Um dos principais indicadores que servem para aumentar (ou diminuir) o custo do bem é a boa e velha tabela Fipe, bastante utilizada para compra e venda de carros seminovos.

“A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.”

O bem de referência, portanto, é um indicador importante para não deixar os participantes do consórcio às cegas.  Em momento algum esta referência “prende” o contemplado à necessidade de utilizar sua carta de crédito no bem de referência. .

Dá pra mudar o bem de referência?

Dá sim! Caso você sinta que não conseguirá pagar a mensalidade nos valores estipulados inicialmente, é possível alterar o bem de referência para um valor menor. Assim, consegue adequar o consórcio a sua nova realidade financeira.

O caminho inverso também é possível. Se a ideia é dar um upgrade no carro, basta informar à administradora sobre seus novos planos e reajustar para cima o valor do produto.

Fazer simulação

Tudo isso, vale lembrar, é viável apenas antes da contemplação e o novo bem escolhido deve fazer parte da relação de bens do grupo, que é definida no dia da sua constituição. E, em ambos os casos, o interessado deve se manter na mesma classe do bem original (não é possível trocar um carro por um imóvel, por exemplo).

Antes de optar por qualquer caminho, procure sua administradora para buscar orientação qualificada a respeito dos procedimentos que devem ser adotados. Nesta hora, nada melhor que uma empresa séria e que fale sua língua, sem burocracia ou pegadinhas. 

Com a bro., tudo é possível

A bro. chega com uma linguagem simples que todo mundo entende. Você pode adequar as parcelas que cabem no bolso ou dar um upgrade em seu sonho. Seja carro, moto ou imóvel, tudo é possível com a gente. Fácil, seguro e 100% digital!

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: