Consórcio de carro: posso antecipar as parcelas?

No consórcio de carro, cada participante de um grupo paga uma parcela mensal equivalente ao crédito desejado previamente estabelecido com a administradora. No entanto, alguns consorciados, por ter um dinheiro sobrando, decidem antecipar suas  parcelas remanescentes. Mas será que vale a pena? Neste artigo, reunimos todas as informações para tirar as suas dúvidas sobre antecipação de parcelas. Leia até o fim do artigo e descubra.

Como funciona o consórcio?

Como já explicamos neste artigo, o consórcio é uma forma facilitada de aquisição de bens, como o carro – sonho de vários brasileiros. A maior diferença para o financiamento é que a modalidade não possui juros nas parcelas e não tem barreiras de entrada.

Com o valor do crédito e o prazo para pagamento definidos, o consorciado paga uma  parcela mensal relativa ao crédito desejado. A cada mês, ocorrem assembleias para contemplar um integrante de um grupo. Quando contemplado, o participante recebe a carta de crédito para comprar o bem escolhido.

Eu posso antecipar a parcela do consórcio de carro?

Em todo o consórcio, independentemente da administradora, é possível antecipar a parcela do consórcio de carro. Por outro lado, o ideal é consultar as condições durante a contratação. As regras variam de empresa para empresa.

Mas de maneira geral as formas de antecipar a parcela do consórcio de carro são estas:

Antecipação inversa

A antecipação de parcela do consórcio de carro de forma inversa ocorre quando o consorciado paga a parcela relativa ao mês e a última – de trás para frente. Dessa forma, se ele realizar esse processo todos os meses, reduz o fim do consórcio pela metade. Cabe lembrar que a antecipação não dá direito a descontos, uma vez que o consórcio não possui juros.

Antecipação por lance

O lance também é uma opção de antecipação de parcelas. Por exemplo, o consorciado que tiver um dinheiro sobrando decide ofertar o valor de R$ 5 mil. Se a parcela mensal dele for de R$ 500, serão quitadas cerca de 10 parcelas do consórcio, caso seja vencedor do lance. Como informamos neste artigo, existem vários tipos de lance: fixo e o livre.

Quitação total

Nesta opção, o consorciado quita todas as parcelas do consórcio de carro. Isso não significa que ele será contemplado no ato da quitação. Em contrapartida, a maior vantagem da  quitação total é fugir dos possíveis reajustes, que ocorrem a todo ano. 

Lembrando que a antecipação de parcela do consórcio de carro não pode ser feita com o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). O benefício pode ser usado apenas para operações financeiras envolvendo imóveis. Veja mais aqui neste artigo.

Dar o lance ou antecipar/quitar?

Esta é uma dúvida muito comum para quem quer antecipar a parcela do consórcio de carro. Para quem ainda não foi contemplado, o caminho sugerido é o lance, uma vez que aumentam as chances de contemplação. Agora, quem já recebeu a carta de crédito, não tem o porquê ofertar lances. Neste caso, a antecipação ou quitação é a melhor opção. Consulte as condições com a administradora.

Vale a pena antecipar a parcela do consórcio?

Sempre vale a pena antecipar parcelas independemente do serviço financeiro contratado. Os consorciados resolvem fazer isso por vários motivos:

 

  • flexibilidade no orçamento;
  • redução no saldo devedor;
  • entrar em um novo consórcio;
  • quitar o consórcio;
  • entre outros motivos.

 

As vantagens de antecipar a parcela do consórcio de carro são várias e você pode aproveitá-las agora mesmo. Caso seja cliente bro., entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas. Se ainda não for e deseja desfrutar de todos os benefícios do consórcio, faça uma simulação e comece a realizar.

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: