Quitar o consórcio: veja aqui 3 vantagens

Se você vem acompanhando nosso blog, já viu as principais vantagens do consórcio, como, a ausência de taxa de juros e a possibilidade de ampliação de patrimônio de forma super segura. Uma das principais dúvidas dos nossos clientes é se vale a pena quitar o consórcio antecipadamente. Para descobrir os principais benefícios nesse assunto, leia este artigo e descubra tudo sobre a quitação do contrato. Além disso, fique por dentro do passo a passo para realizar o procedimento.

Como quitar o consórcio?

No consórcio, o mais comum é que você pague mensalmente todas as parcelas estabelecidas em contrato, mesmo depois de receber a carta de crédito, que dá direito ao bem – moto, carro, imóvel, e por aí vai. Por outro lado, há possibilidade de acelerar a quitação do contrato, antecipando as parcelas ou pagando o saldo total devedor.

Quem investe no consórcio imobiliário para a aquisição de imóvel residencial pode usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para acelerar a quitação do consórcio. A Caixa Econômica Federal impõe algumas regras para liberar o recurso para este tipo de uso, por isso é importante consultar as condições.

Segundo o banco, o saldo do FGTS pode ser usado para quitar totalmente ou parcialmente sua dívida, desde que o contrato tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH). Para isso, é necessário:

  • Conferir o seu saldo do FGTS no site da Caixa ou pelo aplicativo;
  • Reunir as documentações necessárias;
  • Entregar na agência e aguardar a análise.

Antecipação de parcelas: como funciona

Essa opção traz diversos benefícios. Com a quitação antecipada, você deixa de ter um compromisso com as parcelas a pagar e, ao mesmo tempo, consegue planejar o próximo investimento.

Mas essa, obviamente, não é a principal vantagem da antecipação dos pagamentos. Ao pagar as mensalidades antes da hora, você escapa dos reajustes promovidos por alteração no valor do bem consorciado. 

Como também já vimos aqui, embora os consórcios não tenham incidência de juros, se o valor do bem for reajustado, as parcelas acompanham esta evolução. Portanto, quem paga antes, sai ganhando.

Por fim, o interessado pode quitar as parcelas remanescentes através de um lance e, assim, adiantar também a contemplação.

Quitar o consórcio ou antecipar parcelas?

As duas formas são possíveis: pagamento inverso e total.

  • Primeira opção: Você opta por pagar a parcela atual e a que tem o prazo de vencimento mais distantes – de trás para frente, por exemplo. 
  • Antecipação total: esta  é mais simples. Nessa modalidade, você quita todo o montante remanescente e encerra suas obrigações com o grupo de consorciados.

Vale a pena quitar o consórcio?

Vale a pena quitar o consórcio se você:

  • 1) aumentou sua renda mensal por algum motivo;
  • 2) recebeu alguma grana inesperada;
  • 3) ou simplesmente se planejou para fazer um lance e quitar tudo antes da hora.

Como observamos, ao antecipar o pagamento das parcelas, você abre caminho para outros projetos e evita os reajustes embutidos nos bens que são objeto do consórcio. 

É importante lembrar que a antecipação das parcelas no modo inverso não acarreta em descontos. Além disso, quitar o consórcio não garante a contemplação – ela permanece ocorrendo nos sorteios durante as assembleias.

Agora, se o consorciado quitar o consórcio e já tiver sido contemplado, encerrará a sua participação no grupo.

Outra vantagem é que o bem contemplado fica livre de alienação da administradora. Sendo assim, a quitação do consórcio permite que o consorciado venda o bem, sem qualquer obrigação com a administradora.

O ideal é sempre entender as condições de cada administradora no contrato. Por isso, na dúvida troque uma ideia com os consultores da bro., que terão a melhor solução para os seus planos.

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: