Saiba tudo sobre consórcio e fique a um passo de seu sonho

O consórcio é um dos métodos de aquisição de bens e serviços mais seguros do Brasil, mas ainda existem muitas dúvidas entre os consumidores sobre esta modalidade de compra: o que é o consórcio? Como funciona o consórcio? O que é preciso para aderir? O que posso adquirir com o consórcio? São dúvidas muito comuns, que esperamos sanar com este e com os próximos posts neste blog.

O que é o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente ocorrem as contemplações, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos integrantes do grupo sejam atendidos. A principal vantagem do consórcio é que você pode adquirir o produto sem barreiras de entrada, com parcelas que cabem no seu bolso.

Por envolver várias pessoas com objetivos em comum, o consórcio é chamado muitas vezes de autofinanciamento: é como se todos os participantes em um grupo “emprestassem” dinheiro para os demais para garantir a aquisição de um bem com parcelas que cabem no bolso.

Como funciona o consórcio?

Vamos dar um exemplo? Interessado em adquirir um automóvel no valor de R$ 49.990, você adere a um consórcio com parcela de R$ 791. Ao longo de todo o período do plano contratado (nesse exemplo 80 meses) , você paga parcelas neste valor. Todos os meses, a administradora sorteia uma pessoa que é contemplada e já pode retirar o bem. Caso você tenha pressa em ser contemplado, é possível dar um lance. Por meio de assembleias mensais, os consorciados podem dar lances – uma espécie de leilão do bem/serviço almejado. Quem der o maior lance, antecipa a retirada do produto.

Depois da contemplação, você deve continuar pagando as parcelas normalmente, assim os demais consorciados poderão adquirir também o seu carro. O documento-chave que o contemplado recebe ao ser sorteado é a carta de crédito, que não precisa ser utilizada no momento da contemplação. O interessado pode manter o valor da sua carta de crédito aplicado na administradora, com correção monetária. Se quiser utilizar o seu crédito, no caso do automóvel, o contemplado tem liberdade para escolher o modelo e marca, novo ou seminovo, da sua preferência.

O que posso adquirir com o consórcio?

Ao contrário do que muita gente pensa, o consórcio dá plena autonomia para que o interessado escolha o produto que quer adquirir, desde que incluído na mesma categoria. O Banco Central autoriza a oferta de quatro categorias:

  1. Veículos novos ou seminovos (automóveis, motos e caminhões)
  2. Bens imóveis, construídos ou na planta, assim como terrenos, construções e reformas;
  3. Serviços
  4. Eletroeletrônicos;

Todos detalhes do bem ou serviço que a carta de crédito lhe der direito devem estar discriminados no contrato. Uma das maiores angústias dos consorciados é a busca por informações a respeito de contemplações, número de parcelas remanescentes e assembleias. Ao fechar o negócio com uma empresa competente e correta, você se livra dessas preocupações e fica a um passo de alcançar o seu sonho.

Nos próximos posts, daremos mais informações a respeito das etapas do consórcio. Fique atento!

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: