Transferência de consórcio: veja como funciona

O consórcio é um modelo flexível e seguro para ampliar o patrimônio.  Flexível porque, além de escolher o produto ou serviço da sua preferência, é possível realizar a transferência de consórcio para outra pessoa. Seguro porque você sabe exatamente quanto e por quanto tempo irá pagar as mensalidades. Além disso, tem certeza de que mais cedo ou mais tarde terá o bem em mãos.

Vamos ver como isso funciona?

Quando transferir meu consórcio?

Às vezes situações inesperadas exigem decisões rápidas – e um ou outro aperto financeiro faz com que a gente mude de planos de maneira repentina. Antes de tudo, fique calmo e consulte e administradora do consórcio. Muitas vezes é possível ajustar o valor da carta de crédito e de suas mensalidades à sua nova realidade financeira. 

Não falamos que o consórcio é flexível? Pois é, além de aumentar o valor da carta caso seus planos tenham migrado para um bem mais caro, também é possível diminuir as mensalidades se sua vida mudou de rumo temporariamente. 

Bem, mas se você acha que realmente não vai conseguir cumprir os compromissos ou simplesmente desistiu de adquirir uma casa ou um carro novos, talvez uma boa ideia seja mesmo realizar a transferência transferir a titularidade do consórcio.

Como fazer a transferência de consórcio?

Há várias maneiras de mudar o titular do consórcio, e todas devem estar discriminadas em contrato.

Transferência de consórcio

Transferência de consórcio

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, é necessário conferir se está previsto contratualmente a transferência de uma cota contemplada – ou seja, quando você vinha pagando regularmente o consórcio e já obteve a carta de crédito. Nesse caso, o novo titular comprará a cota contemplada e se incumbirá de honrar os demais meses. Em geral, a administradora vai analisar apenas a capacidade financeira e as garantias do novo titular.

Ah, e não se esqueça de que seu bem vale mais hoje do que quando você começou o consórcio. Considere isso nos valores negociados com o novo titular.

Também dá para transferir uma cota não-contemplada. Assim, o novo consorciado vai herdar os meses remanescentes e aguardará pelos sorteios e lances normalmente, como você faria.

Faça tudo com calma

É muito importante que você aguarde a aprovação antes de efetivar a transação. Lembre-se de que a transferência de consórcio é sempre melhor que uma simples desistência do consórcio. Ao parar de pagar as mensalidades, você se torna inadimplente e pode sofrer uma série de restrições contratuais e cadastrais.

Ao transferir a titularidade, você repassa o compromisso para outra pessoa e fica desobrigado de continuar pagando as mensalidades.

Geralmente, há uma taxa de transferência de consórcio. Fica a dúvida se quem paga é o atual consorciado ou o quem comprará a cota. A recomendação é que haja uma negociação e um consenso entre os dois.

Para todas as situações, procure uma empresa séria, que fala sua língua, sem enrolação e letras miúdas. É a melhor forma de garantir o seu projeto de vida, mesmo em caso de imprevistos.

Transferência de consórcio vs desistência

Importante lembrar que transferência de consórcio é diferente de desistência. Como mencionamos, o ideal é sempre verificar as cláusulas. A desistência configura quebra de contrato e o consorciado estará sujeito às penalistas previstas nele.

Para receber o valor investido em caso de desistência, ele precisará aguardar a contemplação por sorteio. De qualquer forma, o consorciado pagará uma taxa.

Por essa razão, a bro. tem em uma linguagem simples que todo mundo entende. Além de ter as menores taxas do mercado, não tem “blá blá blá” nem letras miúdas nessas horas. Qualquer dúvida que o consorciado tiver pode tirar com o time de especialistas que está disponível no WhatsApp.

voltar

sonhe e planeje agora! escolha o valor e quanto pode pagar.

queremos saber com o que você sonha.

seu sonho agora é a nossa prioridade. preencha seus dados e simule

seu sonho agora é nossa prioridade. preencha seus dados e faremos contato assim que seu sonho estiver disponível

ops!

você precisa colocar um valor diferente de 0.

ligue para nós 0800 500 9918

ou a gente liga pra você

selecione o dia da semana e horário: